segunda-feira, 20 de maio de 2013

Texto/opinião - A pequenez de "Ser Porto"


A pequenez de "Ser Porto" - de salientar que esta é uma opinião de um NÃO BENFIQUISTA.


Texto que quanto a mim está fantástico, tirado do blog amigo Benfiliado

""Ser Porto", engloba uma sensação contrastante do que parece. É uma revolta pessoal e colectiva derivada da pequenez, disfarçada com alguns títulos, que toda a gente sabe como são ganhos. Até os próprios.
"Ser Porto", é o máximo complexo de inferioridade. O Porto é um clube ganhador, pois desde logo começa a época a poder ganhar cerca de 8 títulos : os 4 que pode ganhar, e os 4 que o Benfica pode perder.
O adepto do Porto, é como um padeiro a quem sai o Euromilhões : aparece de Ferrari, mas ninguém lhe reconhece mérito. E é o que falta ao Porto: Reconhecimento. Nem pelo próprio presidente da Câmara!
As teorias são muitas, desde logo a das gerações mais novas: "Em 25 anos, vi o Porto ganhar 25 títulos". A esse argumento demente, a questão é : quando a vossa avó faz 80 anos, vocês festejam 25 anos também? É que desde que nasceram só viram 25 celebrações de aniversário!
Nestes 15 dias (pois eles andaram todos na toca durante a época toda), até penta-campeonatos (sem saberem que eram tetra) de hóquei se celebraram. Mais o título de andebol. A maioria dos adeptos não sabe UM jogador de cada modalidade, mas festejaram porque? Porque é contra a pedra no sapato da vida deles: o Benfica.
As virgens ofendidas que levaram uma prostituta a beijar a mão ao Papa, ofenderam-se com o pseudo-gesto-obsceno do Carlos Lisboa no ano passado, em basquetebol. Naquela semana, o basquetebol era o desporto da vida dos "somos porto". Passado 15 dias, a modalidade termina e a carneirice habitual instalou-se. Então não há meia dúzia de centenas de milhares de euros para preservar uma modalidade histórica que, pelos vistos, tinha muitos adeptos? É triste, mas é verdade. Caramba, só os carros da Fernandinha e da Carolina, dariam para pagar mais uma ou outra época à modalidade !
O portista é assim. Prefere uma derrota do Benfica a uma vitória do Porto.
O Benfica é um clube que não se sabe muito bem de onde é. Instala-se em Gaia, e parece que está em plena Avenida da Liberdade. Vai a Paris, e não se percebe se se está em Portugal ou França. É duma dimensão que o Porto JAMAIS chegará. E tudo porque, cá dentro como lá fora, se sabe como o Porto ganha! Mas isto não é um post sobre futebol, é sobre sociologia, e estamos a falar sobre o complexo de inferioridade do adepto do Porto.
Vejamos: se são melhores, se ganham mais, se vende mais, se vende por mais, se vão mais longe, se isto, se aquilo, porquê tanto ódio? Porquê?
É triste ver gente com poucos dentes e sem a 4ª classe a falar do tempo do Salazar. Gente que nem o nome do próprio clube sabe dizer (puarto), que vem justificar o facto do Porto ser clube grande, clube esse que não passa de novo riquismo do futebol (pois isto das vitórias é recente, já o Benfica era um colosso mundial, estatuto a que NUNCA irão chegar).
Mas sou obrigado a repetir a pergunta: PORQUÊ TANTO ÓDIO? Ok, eu ajudo-vos : complexo de INFERIORIDADE.
Será que falta um bola de ouro, como Benfica e Sporting já tiveram? Será que falta um jornalista espanhol que venha desmentir um dos melhores jornalistas espanhol e do mundo, que afirmou com todas as letras que o Porto é um clube corrupto?
Rivalidade entre clubes é normal, mas nunca vi um rival cantar numa final, o cântico contra o adversário nacional, como os portistas fizeram contra o Montepellier, na final da Champions. Ou o Lens, ou lá que equipa era.
Não prova uma coisa, prova duas: a pequenez portista, e a grandeza benfiquista da maior instituição em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica. E isso custa ao portista. Dói.
Eles riem-se e celebram, provocam, cantam ... mas falta ali algo! Falta cultura, falta reconhecimento, falta muita coisa.
Já está enraizado que não faz mal que seja roubado dinheiro e feitas contratações de milhões e milhões por Valeris, Leandros, etc. O que importa, é combater internamente o Benfica. O maior título do Porto, é a derrota do Benfica.
Já o Benfica, vive para dentro do clube, e para fora do país. É um clube sustentável, que quando mudar o presidente, não ficará preso a máfias e dependentes de problemas dos pais dos árbitros para vencer.
Uma coisa é certa. Para o ano, o Benfica pode não ser campeão. Mas jamais festejará um "não-título" do Porto, pois isso é tipico dos pequenos."

3 comentários:

  1. a culpa é da sportv


    ahahaha que cambada de aziagos....

    esta é a liga Marques que ja estava reservada e depois..... fugiu

    os festejos dos jodaores em campo no maritimo a gritar campeoes e a saltar feito louco e o reservado no marques vai ficar na historia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se pode ver pelo seu texto e pela tal tarja feita pelos adeptos do seu "clube", a inteligência é coisa que não vos acompanha.

      Antes de vir escrever em público vá ter umas aulas pois é muito triste em pleno século XXI ver que ainda há gente que não consegue articular e reproduzir duas ideias básicas na língua de Camões.

      Respondendo directamente à sua (tentativa de) ideia esta vai ficar conhecida pela liga sujinha sujinha, sendo que foi para se limpar de todo o nojo que vos rodeia que o tal de RRRRames (James para as pessoas normais) se atirou para a piscina num dos mais belos mergulhos a que já pude assistir. Com direito a medalha de ouro, caso estivesse ele nos jogos olímpicos.

      Saudações!

      Eliminar

Serão aceites todos os comentários com bom senso e sem recurso ao calão. Todas as cores clubisticas serão aceites dentro deste principio, incluido Portistas e Sportinguistas!

NO ENTANTO avisa-se desde já que comentários de porcos corruptos e lagartos não serão aceites!

Saudações Benfiquistas!