quinta-feira, 30 de maio de 2013

Discurso de LFV ao receber os representantes Benfiquistas da AR no Estádio da Luz

«Em primeiro lugar queria agradecer a vossa presença aqui hoje, porque ela representa um sinal de amizade, de reconhecimento, mas também um estímulo para o futuro. 

Mas o estarem aqui - e não na Assembleia da República - significa que sabem exactamente para que serve e para o que não deve servir a Assembleia da República, e isso é algo que deve ser destacado para memória futura. 

Estarem aqui significa que o futebol é transversal a toda a sociedade, mas que há fronteiras que devem ser respeitadas, e que quem não percebe isso faz mal à democracia portuguesa.
Esta não foi uma época de sonho, mas foi uma época que nos fez sonhar como há mais de 20 anos não o fazíamos. 

É verdade que a tristeza destas últimas semanas é tanto maior quanto o caminho percorrido e as expectativas criadas durante os últimos meses, fruto do trabalho, da dedicação, do esforço dos profissionais desta casa.

Este clube está habituado a viver na pressão, fruto da sua grandeza, da sua história, daquilo que representa para os portugueses. 

E o nosso estado de tristeza tem precisamente a ver com o facto de termos estado muito perto de concretizar uma época fantástica.

O que vos digo é que só a morte não se consegue ultrapassar, o resto podemos superar tudo. 

Para o ano temos de repetir o que fizemos este ano e escrever, apenas, um final diferente. Temos condições para isso!
Tenho a serenidade de ter dado o melhor de mim a este clube, a amargura de ainda não ter chegado onde quero chegar, mas a certeza que aquilo que falta para lá chegar é muito pouco.

Somos hoje, no ranking da UEFA, a sexta melhor equipa europeia. Demos nos últimos anos um enorme salto qualitativo e competitivo. 

Mas é evidente que quando não se ganha temos a tendência suicida de colocar tudo em causa.

A verdade é que se tivéssemos ganho haveria coisas que teríamos de corrigir, mas também é verdade que o facto de não termos ganho não significa que tudo está mal. 

Vamos mudar aquilo que tivermos de mudar mas com ponderação, para não estragar tudo o que de bom conseguimos nos últimos anos. Não devemos ter medo das nossas convicções.

O Benfica é vivido, dentro e fora do clube, durante 24 horas, 7 dias por semana. Os jornais escrevem uma coisa hoje, outra coisa totalmente diferente amanhã. 

Escrevem o que julgam saber, o que não sabem e muitas vezes aquilo que gostariam de ver acontecer. 

Mas o Benfica de hoje não é um Benfica que se deixe condicionar pela imprensa. 

O Benfica de hoje decide em função do interesse do clube, e em função daquilo que a sua Direcção e o seu Conselho de Administração entendem ser o melhor para o Benfica. 

A única garantia que vos posso aqui deixar é que vamos manter o rumo e continuar a trabalhar com a mesma seriedade, o mesmo rigor e a mesma paixão que nos trouxe até aqui. 

E para aqueles que só aparecem nas horas más a criticar sem nunca ajudar a construir, os benfiquistas sabem o carácter e as razões que os movem.»


No meu entender disse coisas importantes como "os erros desta época devem e vão ser corrigidos", "vamos dar continuidade a um projecto que tem vindo a mostrar bons resultados e no qual confiamos", deu um pouco de alento ao universo Benfica e isso acho bem. 

Deu uns avisos sobre onde se devem receber os deputados dos respectivos clubes, no clube e não fazendo-se de convidado na AR como outros o fazem.
E deu um aviso sério a todos os "merdia" Portugueses que o Benfica é discutido de dentro para fora e não ao sabor dos capangas, jornaleiros e outros que tais que hoje em dia vivem à custa do Benfica com a mentira e a deturpação sempre em mente.

Ainda não houve grandes explicações aos adeptos sobre esta época e o porquê de ter acabado como acabou. Falta também a explicação de como ficará a estrutura do futebol e demais modalidades (que também necessitam de uma renovação urgente).

E outras coisas mais como o patrocínio oficial do equipamento para a próxima época e outras questões mais.

No entanto hoje não era a ocasião para tal pois foi um acto com um significado diferente o qual deve ser respeitado.

Saudações Benfiquistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Serão aceites todos os comentários com bom senso e sem recurso ao calão. Todas as cores clubisticas serão aceites dentro deste principio, incluido Portistas e Sportinguistas!

NO ENTANTO avisa-se desde já que comentários de porcos corruptos e lagartos não serão aceites!

Saudações Benfiquistas!